quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Aula sobre a sociedade da informação

Entendimento da leitura do livro:

TAZ
Zona autônoma e temporária

Autor: Hakim Bey

No primeiro capítulo do livro, o autor conta sobre a teoria da Utopia Pirata. A "rede de informações" que os piratas formaram sobre o globo, mesmo sendo primitiva evoltada para negócios cruéis, funcionava de forma admirável. Bom, comparando com os piratas, ele mostra que no futuro essa mesma tecnologia - livre de todo o controle político - pode tornar possível um mundo inteiro de zona autônomas.

Dando consequência do que aprendemos sobre "ilhas na rede" tanto do passado como do futuro, possamos coletar evidências suficientes para sugerir que um certo tipo de "enclave livre" seja possível ser real.

Toda a pesquisa do autor gira em torno do conceito de Zona Autonoma e Temporária (por isso o título do livro é abreviado TAZ)

Não é  intuito do autor definir e fixar formas, ou padrões de como seria uma destas zonas, mas sim, circundar o assunto, lançando algumas explicações gerais.
A TAZ desenvolve-se como algo excepcional na história , que eleva o grau de intensidade da vida e da consciência.

Uma Zona Autonoma Temporaria é uma idéia sobre como um grupo de pessoas afins não-hierarquizadas podem maximazar a liberdade por eles mesmos na sociedade atual. É uma organização para o desenvolvimento de atividades comuns, que pode-se dizer que toda uma sociedade está dentro da TAZ. Idéias são semelhantes das que são apresentadas por grupos teóricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário